Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

De Leonardo da Vinci aos Irmãos Lumière

Para muitos, a história do cinema teve início no dia 28 de dezembro de 1895 com a primeira exibição pública de um trabalho dos irmãos Lumière exibindo na tela A Saída dos Operários das Usinas Lumiére com o cinematógrafo. Porém, a história remonta da metade do século XVI com a invenção da Câmera Obscura de Leonardo da Vinci em 1550. Esta invenção extremamente rudimentar que mais parecia uma caixa de sapato com dois furos e um jogo de espelhos, foi o primeiro instrumento utilizado para captar e refletir imagens.

(Foto ao lado: Primeira fotografia do mundo) Isto levou o homem a idealizar a possibilidade de criar um aparelho que mostrasse uma sequência de imagens simulando movimento contínuo, o que ocorreu com a criação da lanterna mágica de do abade Nollet em 1740. A lanterna mágica utilizava duas placas onde eram desenhadas sequências de imagens e através de um dispositivo na segunda placa, que a fazia girar, esse sistema giratório sobreposto a primeira placa dava a impressão de movimento. Em 1816, na França, o jovem Nicéphore Niepce aproveitando-se da técnica da câmera obscura de Leonardo da Vinci desenvolveu o aparelho que chamou de Caixa de Imagens, com o qual produziu a primeira fotografia do mundo em 1822. 

(Foto ao lado: Fuzil Fotográfico) Como consequência, o pesquisador Daguerre dedicou cerca de dez anos de estudos aprimorarando a Caixa de Imagens, com isso desenvolveu a primeira Placa Fotossensível. Nesse mesmo período, outro pesquisador inglês, Fox Talbot que também dedicava estudos à cerca do mecanismo da Caixa de Imagens criou em 1835, a primeira Placa Fotográfica recoberta com sais de prata, produzindo o primeiro negativo de uma imagem que permitia uma reproduçao infinita de imagens positivas.

Em 1840 o técnico em óptica Chevalier e o químico britânico Wollasten criaram as primeiras Lentes Fotográficas (Objetivas). No ano seguinte, o professor Petzval aprimorou a lente e a Companhia Voigtländer passou a comercializá-las. A partir deste incrível desenvolvimento tecnológico iniciou-se a produção dos primeiros desenhos animados da história. Coube a Franz von Uchatius em 1845 a criação do primeiro desenho Animado, e Henry Renno Heyl a primeira Fotogragia animada, usando as técnicas até então desenvolvidas à partir da Câmera Obscura e da Lanterna Mágica. Em 1871, o cientista Richard Maddox modernizou a fotografia ao substituir o colóide, que até então era utilizado para revelação de fotos, pela mistura de gelatina e brometo.

(Foto ao lado: George Eastman) Em 1882, o médico francês Marey, após muitos estudos sobre movimento e fotografia, criou o Fuzil Fotográfico; que como diz o nome era um aparelho que lembrava uma arma de fogo onde, com um sistema giratório a cada disparo do gatilho, ele conseguia uma sequência rápida de fotografias (primórdio do que hoje conhecemos como multiburst, função de algumas máquinas fotográficas digitais que permite tirar várias fotos em sequência com um único disparo). Com esta invenção, Marey produziu as famosas sequências do "Homem Correndo" e do "Cavalo Voador". Em 1887, o reverendo aposentado Hannibal Goodwin patenteou uma película fotográfica a base de celulóide, material patenteado por Alexander Parkes em 1854. Em 1888 George Eastman fundou a Eastman KodakCompany e, baseado na invenção de Hannibal Goodwin, inovou a concepção de fotografia com a criação do Rolo de Filme para as máquinas fotográficas, sendo o primórdio das produções cinematográficas.


A novidade promovida pela película fotográfica, estimulou vários empreendedores a investirem na sua fabricação, Antoine Lumière que era fotógrafo instalou em Lyon/França uma destas fábricas a Usine Lumière, da qual manteve-se como administrador até 1892 quando entregou-a aos filhos Auguste e Louis Lumière. Dotados de um fascínio pela arte encabeçada pelo pai, os jovens irmãos dedicaram-se a criação de um aparelho que tornasse possível a a gravação e exibição de cenas do cotidiano; com isso inventaram o Cinematógrafo. Em 1895 exibiram a primeira projeção pública do aparelho na pequena cidade de La Ciotat. O evento aconteceu no estabelecimento chamado Eden; que se tornaria a primeira sala de cinema do mundo; com a exibição do filme La Sortie de l'usine Lumière à Lyon que simplesmente mostrava a saída dos funcionários da Fábrica Lumière. A partir daí, produziram outras obras como Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé), L'Arroseur arrosé (O "Regador" Regado) e L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada do Trem à Estação da Ciotat), que levou o público ao êxtase com a imagem do trem que parecia sair da tela e invadir a sala. Por tudo que fizeram, os Irmãos Lumière até hoje são considerados os Pais do Cinema.

Espero ter lhes proporcionado um bom entretenimento nessa rápida viagem pelo tempo, e aproveito para dizer que também estarei viajando por alguns dias e prometo novidades na minha volta.

Yorum Gönder

0 Yorumlar